O que é o sistema 5x1? Como é na lógica e na prática? Saiba tudo e mais um pouco

Muitos ainda tem a dúvida do famoso sistema 5x1 do Vôlei. E o site escoladovolei.com explicou perfeitamente esse sistema. Confira.

  
1. Prólogo

O Sistema 5×1 é o sistema mais amplamente usado em equipes que alcançaram um nível técnico aceitável no Voleibol moderno e rege o esporte no mundo todo, mas engana-se quem acredita ser o único sistema tático existente, Seleções Nacionais como é o caso de Cuba em diversas ocasiões não o utilizam, optando pelo sistema 6 x 2 onde os dois levantadores também são atacantes.

Tentarei mostrar de forma mais didática possível como implantar este sistema em uma equipe de Voleibol, entretanto é necessário enfatizar que há certos pontos a serem levados em consideração antes de trabalhar neste sistema tático.

a) Para que funcione, o sistema necessita de uma coordenação de movimentos e de memorização de posicionamento, portanto não é ideal para equipes nas quais os atletas ainda não dominem os fundamentos básicos do Voleibol.

b) Este sistema tático depende muito da eficiência e da habilidade do levantador, sendo assim, concordo com as opiniões dos estudiosos do Desenvolvimento no Voleibol quando afirmam que a chance de sucesso de uma equipe que utiliza este sistema tático é proporcional a eficiência de seu levantador.

2. Características dos Atletas:

No Sistema 5×1 teremos 5 posições básicas:

a) Levantador: Tratado pela maioria das equipes das escolas da Europa Oriental e Asiáticas como o cérebro da equipe, este conceito tem caído por terra nos últimos anos, é um atleta importantíssimo, mas a figura de líderes dentro de quadra em outras posições tem acabado com este tabu, entretanto o levantador deve possuir discernimento em buscar nos atacantes certos os pontos para sua equipe, ele deve observar os bloqueadores ineficientes, onde estão os bloqueadores mais baixos e espaços vazios que possam ser utilizados pelos atacantes ou por ele mesmo.

b) Oposto: O nome oposto tem origem no simples fato dele ser a diagonal do levantador, no voleibol moderno é o principal atacante das equipes de alto nível e o atacante responsável por desafogar a equipe nas bolas de segurança.

Nos sistemas táticos modernos, o oposto não passa, para assim sempre estar disponível para o ataque, já que ele é frequentemente acionado, por isso, mesmo em equipes amadoras, o oposto não precisa ser um passador, mas muitas equipes podem utilizar o passe do mesmo se ele o possui em nível aceitável, entretanto seu papel principal é o ataque e o bloqueio, não o passe.

c) Central: O Central normalmente é o atleta de boa estatura e especialista em bolas rápidas, entretanto existem inúmeras outras funções que estes atletas executam em quadra e que em muitas equipes amadoras são desconhecidas até pelos próprios atletas, que acreditam ser função exclusiva deles, bloquear e atacar com bolas rápidas.

São funções dos centrais por exemplo, efetuar o levantamento quando o levantador e o líbero não podem fazê-lo, ponteiros e opostos nunca levantam, também é função do central receber de toque os saques curtos em sua posição e partir para a finta ou ataque propriamente dito.

d) Ponteiro Passador: Com o passar dos anos, esta posição passou a ser tão importante na defesa como no ataque, com o advento do líbero e da utilização cada vez maior do oposto e dos saques cada vez mais difíceis de serem passados com perfeição, o papel do ponteiro passador passou a ser crucial dentro do sistema tático da equipe, pois além de atacar ele precisa passar com perfeição, pois nas equipes modernas somente 3 atletas são responsáveis pelo passe, os dois ponteiros passadores e o líbero.

Normalmente, se a equipe adversária é bem orientada, não vai sacar no líbero quando pode dirigir o saque, ela fará o saque em um ponteiro de forma a anular o ataque dele e provavelmente fará no ponteiro que está na rede, a menos é claro que um dos jogadores da linha de passe da equipe adversária esteja inseguro no passe, ou fará de forma tática no fundo para desacelerar a jogada, tornando-a lenta e de fácil marcação.

e) Líbero: O líbero é um atleta que tem características especiais dentro do Voleibol, pois com a criação desta posição em 1997, o Voleibol mudou toda sua estrutura tática, como se o Voleibol tivesse tido um marco zero à partir daquele momento, usado normalmente para substituir o Central na zona de defesa, é membro efetivo da linha de passe e principal jogador da defesa, não é exagero afirmar que um bom líbero pode determinar o resultado de uma Partida de Voleibol, entretanto os treinadores tem que conscientizar seus atletas das funções exercidas pelo líbero e de sua importância para o sistema tático da equipe.

No voleibol Brasileiro, desde a iniciação no esporte, os atletas acreditam que o ataque é o maior fundamento do jogo e não raro e erroneamente as pessoas consideram que os melhores jogadores são os que atacam com mais força ou com maior habilidade, o que na verdade é uma concepção equivocada, já que todos os atletas desde o levantador até o líbero, tem o mesmo valor e importância para uma equipe de Voleibol.

Estas características deverão ser levadas em conta na hora de implantar este sistema em uma equipe de voleibol e não espere obter resultados imediatos, a implantação requer paciência e determinação por parte da comissão técnica e atletas.

3. Posicionamentos

Existe algumas regras simples de posicionamento no sistema 5×1 que precisam ser explicadas aos atletas, para que entendam e memorizem, a primeira e mais básica é da divisão da quadra em posições.

Figura 1 – Posições do Voleibol


3.1 – Levantador na posição 1

Muitos perguntam o porque de todas as equipes começarem com o levantador no saque, será que alguém inventou isso e todo mundo copiou? Não, o levantador começa no saque para que a equipe tenha uma rede com 3 atacantes o maior tempo possível no set.

Ao iniciar uma partida recebendo o saque, a maioria dos técnicos opta por voltar uma posição, de forma que o levantador fique na posição 2 e saque em seguida, via de regra, o levantador é sempre o primeiro a sacar.

No início de uma set, o central posicionado na defesa deverá estar em quadra para a conferência do mesário e logo após poderá ser substituído pelo líbero, a seguir apresentarei um dos muitos sistemas de posicionamento para receber o serviço adversário com o levantador na posição 1, é o sistema que utilizo e existem vários outros, portanto não existe uma regra quanto a isso, fica a critério de cada técnico fazer modificações que acredite se encaixar melhor em sua equipe


Figura 2 – Posicionamento inicial do sistema 5 x 1

O- Oposto

C- Central

P – Ponteiro Passador

Lb – Líbero

Lv – Levantador

Figuras 3 – Posicionamento para defesa após o saque


Note que após o saque, e isso tem que ser treinado para ser executado com extrema rapidez, o líbero vai para a posição 5, o ponteiro vai para a posição 6 e o levantador continua na posição 1, no ataque ouve uma inversão do ponteiro com o oposto que vão para as posições padrão de cada um

Justificativa:

O Líbero vai para a posição 5 que é a sua posição padrão na defesa. por se tratar do principal vetor de ataque da equipe adversária, ele terá que marcar os ataques provenientes do ataque adversário na diagonal da posição 4 da quadra adversária (entrada de rede) e paralela da posição 2 adversária (saída de rede).

É sua função também efetuar o levantamento (se possível) se o levantador fizer a defesa do ataque. Ele permanece nesta posição por não existir ataque do fundo vindo da posição 5

O Ponteiro Passador se desloca para a posição 6 para defender o vetor de diagonal do ataque da saída de rede (posição 2) juntamente com o levantador, no contra ataque ele sempre puxa a pipe, que é uma forma utilizada hoje da famosa “escadinha” criada pelos Asiáticos na década de 70 mas que utilizava um ponteiro vindo pela zona de ataque por trás do Central.

Pipe (paipe) : Jogada de ataque onde um ponteiro ataca vindo da posição 6 por trás do central que na finta engana o bloqueador central adversário deixando o ponteiro em posição de atacar praticamente sem bloqueio.

A pipe é uma jogada muito utilizada atualmente e se executada com habilidade deixará o ponteiro passador que vem da posição 6 praticamente sem bloqueio

Figura 4 e 5 – Posicionamento de passe e ataque com cobertura


Note que para receber o saque adversário, é mantida a formação clássica de meia lua com o líbero ao meio com o oposto e central escondidos, estes atletas tem que ser treinados para se deslocarem rapidamente para suas posições de ataque a fim de não causar confusão no sistema tático.

O Central pode recuar um pouco a fim de receber de toque saques curtos em sua área de atuação. O levantador se desloca para sua posição entre as posições 2 e 3 assim que o sacador adversário arremessa a bola para sacar. Se o passe não sair quebrado (passe A), o levantador terá 4 opções de ataque, caso contrário, terá duas opções nas pontas, os técnicos devem lembrar que quanto pior for a qualidade do passe, melhor tem que ser a cobertura de ataque.

Se a bola é passada de forma a haver contra-ataque e se houver tempo hábil, as trocas devem ser feitas no ataque e na defesa.

3.2 – Levantador na posição 6

Figura 6 e 7 – Posicionamento básico e após trocas com levantador na posição 6


Com o levantador na posição 6, apenas o levantador volta para a posição 1 e o oposto troca de posição com central na posição 3, estas duas trocas reposicionam a equipe para o sistema defensivo como explicado anteriormente

Para o contra ataque teremos novamente 4 jogadores em condição de atacar, entretanto neste caso teremos o oposto atacando pela posição 2, o central em sua posição normal e um ponteiro passador na posição 4, além da pipe que pode ser executada pelo outro ponteiro passador vindo da posição 6

Figura 8 e 9 – Posicionamento de passe e ataque com levantador na posição 6


Note que o Central pode atacar tanto com bola rápida atrás do levantador como na frente, o Oposto exercendo sua função de bola de segurança na posição 2 e os dois ponteiros atacando respectivamente na posição 4 e na 6 com a pipe

3.3 – Levantador na posição 5

Figura 10 e 11 – Posicionamento básico e após trocas com levantador na posição 5


É bom que se note que ao executar este saque, a equipe não terá o líbero em quadra, pois o mesmo não pode sacar, sendo assim o central que vai sacar geralmente já excuta o saque próximo a posição 5 que ocupará no sistema defensivo, para o contra ataque continuará a disposição do levantador 4 atacantes, entretanto se o mesmo fizer a defesa é tarefa do central melhor posicionado efetuar o levantamento, pois o líbero não estará em quadra.

Assim que a equipe adversária tomar a vantagem, o líbero poderá voltar a quadra

Figura 12 e 13 – Posicionamento de passe e ataque com levantador na posição 4


Novamente o posicionamento permite que o levantador tenha os mesmos 4 atacantes a disposição.

3.4 – Levantador na posição 4

Figura 14 e 15 – Posicionamento básico e após trocas com levantador na posição 4


Deste momento em diante a equipe contará apenas com dois atacantes na rede, porém muitos técnicos em determinadas situações optam por fazer a inversão do 5 x 1 que é substituir o oposto pelo levantador reserva e o levantador pelo oposto reserva, fazendo com isso que a equipe tenha novamente 3 atacantes na rede.

Inversão do 5 x 1: Técnica utilizada para manter 3 atacantes na rede utilizada por muitos treinadores, consiste em substituir o oposto que acabou de chegar ao saque pelo levantador reserva e substituir ao mesmo tempo o levantador titular que acaba de chegar a zona de ataque pelo oposto reserva ou mais raramente por um outro ponteiro ou central.

Figura 16 e 17 – Posicionamento de passe e ataque com levantador na posição 4


Deste momento em diante se não houver inversão do 5×1, o oposto passará a atacar vindo de trás, da posição 1.

3.5 – Levantador na posição 3

Figura 18 e 19 – Posicionamento básico e após trocas com levantador na posição 3


Figura 20 e 21 – Posicionamento de passe e ataque com levantador na posição 3


3.6 – Levantador na posição 2

Figura 22 e 23 – Posicionamento básico e após trocas com levantador na posição 2


Notar novamente que nesta posição será encontrado o momento de maior dificuldade técnica de sistema defensivo todas os 6 posicionamentos do levantador, pois durante o ataque adversário a equipe terá teoricamente um bloqueador baixo (levantador) e não contará com o líbero, pois o saque foi executado por um central, por isso esta é a última posição depois de iniciado o set e portanto fica clara e evidente a razão de todos os técnicos experientes começarem o set com o posicionamento seguinte (levantador sacando ou recebendo na posição 2, e consequentemente com o líbero em quadra)

Figura 24 e 25 – Posicionamento de passe e ataque com levantador na posição 2


O Oposto deve assim que o jogador adversário arremessar a bola para o serviço se deslocar para uma posição de corrida para ataque e o Central deverá se posicionar para o ataque, o passe é sempre executado pelos ponteiros e pelo líbero.

Os treinadores deverão treinar este posicionamento ou qualquer variante dele a exaustão para que todos os movimentos sejam feitos automaticamente pelos atletas.

Autor: André Henrique Gonçalves Lécio

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom parabéns pela excelente explicação

    ResponderExcluir
  3. visitem meu canal do youtube

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, gostei muito!!!
    Poderia me fornecer em PDF???
    alexstivy@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Obrigado tirou todas minhas dúvidas super bem explicado .... Parabéns e muito obrigado de novo :)

    ResponderExcluir
  6. Se meu time começar sem bola ,o levantador estará na posição 2 . O central que está na defesa pode ser trocado com o líbero após a confêrencia ?

    ResponderExcluir
  7. quando o meu levantador estiver na posição 2 .O central do fundo pode ser trocado para receber o saque ?

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, bem explicativo, gostei e tirou dúvidas sobre alguns assuntos. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  9. Obrigado...vou passar todo esse assunto para o papel, vou estudar, e na próxima terça-feira vou mandar ver na minha aula prática..abs

    ResponderExcluir
  10. "O levantador se desloca para sua posição entre as posições 2 e 3 assim que o sacador adversário arremessa a bola para sacar."
    Leia-se: após o sacador GOLPEAR a bola! Porque a bola somente está "em jogo" após essa ação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade pode sim...pois se o sacador jogar a bola para o alto e não golpear-la será ponto do adversário, por esse fato entende-se que ao jogar a bola para o alto já se está em jogo

      Excluir
  11. achei complicado acidentalmente montei uma estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  12. Pra ficar 101% top só faltou colocar o número dos ponteiros pra ajudar a diferenciá-los.

    ResponderExcluir
  13. Tem um erro na hora de mostrar o Levantador na 5 passe ataque figura 12 & 13. Lá tá escrito "posição 4" .

    ResponderExcluir
  14. Poderia fazer algo falando da inversão do 5x1 e da rede 3 e de 2

    ResponderExcluir
  15. finalmente um estudo completo sobre o 5x1, excelente parabens

    ResponderExcluir

Postar um comentário