Entrevista - Amandinha 10, melhor jogadora de Futsal do mundo

Post de estreia do nosso blog é mais que especial. Que honra em entrevistar a melhor jogadora de Futsal do Mundo, Amandinha, de apenas 20 anos, campeã mundial da modalidade na Costa Rica, ano passado pela Seleção Brasileira. Competição que a seleção é campeã de todas as edições, até agora foram cinco. Confira a entrevista.  


1º O que te levou a ser jogadora de Futsal?

"O que me levou a ser jogadora foi realmente Deus, não tem uma explicação melhor do que não ser o amor que eu tinha por uma bola desde que eu era bem novinha, eu sempre chutava tudo que via pela frente, e desde então sempre sonhei em ser uma jogadora de futebol".

2º Você vive do Esporte?

"Sim, hoje a minha vida é feita pelo futebol. Ganho casa, comida, energia, água, salário e faculdade, hoje posso dizer que sobrevivo do futsal, mas claro que com muita luta porque ainda nos falta mais valorização".

3º Quais são seus objetivos a conquistar na modalidade?

"Graças a Deus hoje sou uma menina realizada, conquistei todos os títulos possíveis dentro do que eu amo fazer que é jogar futsal, e o meu objetivo hoje é continuar a conquistar todos os títulos possíveis e poder ver um dia o futsal e futebol feminino onde merecem e sendo muito valorizados".

4º Qual a sua inspiração no Esporte? Você teve/tem alguma referência? 

"Inspiro-me em alguns atletas, como Messi e Neymar no futebol e Roger Federer no Tênis. Citei Roger aqui porque eu me inspiro em atletas num todo, a superação e a habilidade de cada um deles, me fazem ser cativada".

5º Você é conhecida na rua? Alguém para e pede para tirar uma foto? A final, você é a atual melhor jogadora do mundo. 

"Então, claro que há o reconhecimento, sempre quando vou jogar, quando viajamos para campeonatos em outras cidades, até mesmo na minha cidade natal que é Fortaleza-CE, sempre tem meninas que amam o futsal, me conhecem, e com muita honra de minha parte, dizem se inspirar em mim, pedem fotos, etc".

6º Ano passado teve o ridículo episódio do Mundial da Costa Rica. Como você se sentiu naquele momento?

"No inicio estávamos bem tristes, pois a falta de reconhecimento que eles nos passam é ridícula, como que o país tetra campeão mundial iria ficar de fora? Mas nós não desistimos e corremos atrás com nossas próprias pernas pra podermos estar lá e representar essa camisa verde amarela que é tão amada por todas nós, e no final isso acabou servindo de motivação pra cada uma de nós dentro daquele mundial, a seleção feminina do Brasil se uniu mais do que nunca a partir daquele momento".

7º E depois que conquistou o título? Em uma virada sensacional e fazendo gol da conquista.  

"Olha, até hoje tento definir um sentimento hehe, mas não tem como, é algo indescritível, posso dizer que foi um presente enviado por Deus, é como sempre falo, estava escrito".

8º Qual foi o episódio mais desagradável que você passou no Futsal além daquele no mundial da Costa rica?

"O ano de 2014 foi bem doloroso para o futsal feminino, pois as principais competições nacionais não ocorreram porque a cbfs não realizou nenhuma delas".

9º Uma jogadora da modalidade ganha bem no Brasil? Qual salário médio para uma atleta?

"Não, nós ainda não conseguimos receber salários aqui de acordo com o que merecíamos e deveria ser, por saber mais ou menos como o masculino recebe, não consigo te dizer qual salario em médio recebemos, mas posso te dizer que é absurdamente muito inferior ao masculino, só conseguimos sobreviver".

10º Você acredita na valorização do Futsal Feminino que é 5 vezes campeão do mundo em 5 edições? 

"Claro que acredito. Acho que quando tivermos gestantes capacitados de nos dar maior visibilidade, melhores competições preparatórias, criação de viabilização do futsal feminino em redes de televisão, o amor que temos pelo futsal com certeza surgiriam em torcedores por esse Brasil a fora. Qualidade tem o que nos falta é capacitação gestacional".

11º Você pretende jogar fora do Brasil? Buscar jogar em um país que valorize mais o esporte? 

"Um dia pretendo sair sim, pra ter novas aventuras, experiências, conquistar mais coisas dentro dos meus sonhos, e claro os salários no exterior nem se compara com o que recebemos no Brasil, lá elas recebem em euro, recebemos praticamente nada perto do salario delas".

12º Se continuar com a mesma desvalorização com a seleção você defenderia outra camisa? 

"Não me vejo representando outro país, meu coração é verde e amarelo".

13º E a emoção de ser a melhor jogadora do Mundo de Futsal com apenas 20 anos? Como foi? 

"Eu não esperava que isso fosse acontecer agora tão cedo, como você citou com 20 anos, mas acredito que nada acontecesse sem a permissão de Deus, ele sabe dos meus sonhos e da minha luta do dia a dia, não pra ser melhor do que alguém, mas sim pra ser melhor do que a mim mesma a cada dia, o meu objetivo principal não é ganhar prêmios individuais e sim coletivos, isso que me move e sustenta, porem se prêmios individuais como esse surgirem pelo caminho, eu aproveito e desfruto e fico feliz, pois é uma forma de reconhecimento do meu trabalho".

14º Pra encerrar, de 0 a 10. Como anda o Futsal Brasileiro Feminino?

"Acredito que estamos com apenas 5, metade, e esses pontos só existem porque tem equipes, dirigentes, atletas que lutam dia a dia pelo futsal feminino". 



Confiram esse vídeo feito pela Dyanara Lays em homenagem a nossa guerreira campeã. 

Comentários