Três modalidades (esportes) curiosas dos Jogos Olímpicos



Futebol, Vôlei, Basquete... São alguns dos esportes que a maioria está acostumada a acompanhar ou pelo menos tem uma ideia de como funciona as regras. Mas com a chegada dos Jogos Olímpicos, outras modalidades ganham destaque e desperta muita curiosidade aos mais desligados do maior evento esportivo do planeta. Algumas como correr sem dobrar os joelhos, outras que incluem mais cinco esportes em uma mesma modalidade ou aquele composto por bicicletas super tecnológicas, leves e sem freio. Vamos mergulhar nas curiosidades. 



Ciclismo de pista:



O ciclismo de pista ao contrário do que muitos pensam, é uma das modalidades mais tradicionais dos Jogos Olímpicos. Está presente  no programa olímpico desde a primeira edição, em Atenas 1896. Só ficou ausente em Estocolmo, 1912.


No total, são 10 tipos de provas diferentes, sendo 5 masculinas e 5 femininas tendo a velocidade como principal fator. Sobem ao pódio aqueles que forem mais regulares e somarem mais pontos ao fim de todas as provas.

As bicicletas super leves e tecnológicas não possuem freio e contam com apenas uma marcha. Os extremos da pista são inclinados para evitar a perca da velocidade.



Pentatlo Moderno:


Cinco modalidades em um só esporte. É possível? O Pentatlo Moderno prova que isso pode ser muito bem feito. Fortemente ligado ao militarismo, o Pentatlo Moderno foi Inserido pelos gregos nos Jogos da Antiguidade. O esporte tinha papel de destaque na disputa entre soldados, o campeão era considerado o mais forte. 


O modelo de disputa era muito diferente do que é feito hoje. Consistia de provas de salto em distância e altura, lançamento de disco e dardo, corrida e luta. Muito diferente das modalidades que compõe o esporte hoje: hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida.



Marcha atlética:


A marcha atlética é uma das várias modalidades que compõe o Atletismo e talvez a mais curiosa pelo fato de que o atleta é obrigado a manter um dos pés sempre no chão e a perna que tem o contato com o solo não pode ser flexionada, mantendo-se reta. Essa modalidade é uma das mais desgastantes para os atletas, além da difícil técnica das passadas.

Comentários