Retrospectiva NBA 2016

Retrospectiva NBA 2016

Um ano inteiro do nosso calendário é marcado por metades de duas temporadas diferentes da NBA, isso significa diferentes histórias pra contar de um mesmo time, diferentes lideranças e diferentes resultados contratuais. O assunto é vasto, por isso nossa equipe resolveu listar alguns dos momentos mais relevantes pra você relembrar.

A princípio pegamos, em andamento, a temporada 2015-2016, onde o, até então campeão, Golden State Warrios estava com uma campanha disposta a derrubar o recorde do Chicago Bulls de mais vitórias numa mesma season. E aconteceu! Com 73 vitórias e apenas 9 derrotas, os jovens de Oakland fizeram história. Diante de tantas notícias sobre a franquia, outras ficaram ofuscadas, como o San Antonio Spurs que ficou apenas a uma vitória no AT&T Center pra fechar a temporada como invictos dentro de casa, vitória, inclusive, que ficou com o GSW nas ultimas semanas da season 2015-2016.

Foi realmente uma temporada espetacular com sabores novos, Cleveland Cavaliers que o diga, se consagrando pela primeira vez em sua história como o grande campeão da NBA, depois de uma série de sete jogos, decidido apenas nos últimos minutos do último jogo como uma belíssima revanche contra GSW, duelo ocorrido na final do ano anterior, dando a Lebron James a redenção de levar o troféu a sua cidade.

Falando em redenção, tivemos umas camisas aposentadas, uns atletas se despedindo das quadras e nossos corações emocionados.

A temporada que marcou a última de Kobe Bryant, o atleta showman, explosivo e que trouxe cinco títulos ao Lakers, foi melancólica para os esperançosos torcedores do purple and gold que esperavam um amadurecimento do jovem time em quadra, mas acabou de forma arrebatadora com o Black Mamba fazendo incríveis 60pts sobre o Jazz no ultimo jogo da sua carreira, se despedindo das arenas ‘’à la Kobe Bryant’’. Ainda no clima de despedida, Tim Duncan, a estrela alvinegra do Texas, com sua forma de jogador low profile, mas emocionante, também oficializou a sua aposentadoria deixando saudades com uma carreira campeã em todos os aspectos de jogo escrita da forma menos mainstream possível.

Ainda vimos uma offseason movimentada e a formação de um super time em Oakland, que até então, não medimos a sua força. A cara do próximo playoff ainda vem se desenhando, embora a nova temporada tenha começado com gostinho muito especial, com times mais dispostos ou competitivos como o Timberwolves, Lakers, hornets e o Bucks, angariando vitórias para si. Além dos já disputantes a playoffs, Thunder, Raptors, Spurs e os fortes Gsw e Cavs.
O que acontecerá daqui em diante, só acompanhando mesmo pra descobrir, mas que 2016 foi bom para as quadras americanas de basketball, isso foi sim!

Gabriela Castro from project @NBAing

Comentários